O Bairro do Alto do Mateus
O Bairro do Alto do Mateus surgiu na década de 1960 a 1970, quando o proprietário Mateus Ribeiro vendeu suas terras, e saindo daqui, o local foi batizado com seu nome, que acabou sendo semelhante ao nome do Padroeiro do bairro, São Mateus.
Iniciou-se na beira da linha onde existiam poucas casas feitas de taipa, que eram construídas da madeira e do barro extraídos do mangue.
Fatos Históricos
Primeiras Igrejas
* Católica São Mateus – A irmãs do Coração Divino juntamente com João Firmino, Dona Ana, Seu Coquinho e o Vereador Bonifácio Lobo, providenciaram a construção da Igreja em forma de multirão;
* Evangélica Assembléia de Deus.
Primeiras Casas Comerciais
- Antiga bodega de João Ribeiro;
- Bodega de Herculano;
- Bodega de Josa;
- Bodega de Luis Bento;
- O Amarelinho (Supermercado).
Primeira Escola
- Miramangue – próximo ao mangue, funcionava nos turnos manhã e tarde, na época só para crianças e hoje funciona como oficinas profissionalizantes e reforço escolar;
Primeiro Posto de Saúde
- Posto São Mateus – instalado devido a um pedido de Seu Coquinho ao Coronel Auzanã, e facilitado através do Vereador Bonifácio Lobo.
Esporte
- Flamengo - Sr. Severino Marques da Silva (Coquinho)
- União – Sr. Chico
- Associação – Sr. Inaldo
- Fluzão - Francisco da Silva Martins (Assis)
- Juventude – Sr. Arnaldo
Nossa População – Nosso Povo
O Alto do Mateus hoje conta com uma população aproximadamente 45 mil habitantes. Distribuídos nas seguintes localidades:
- Conjunto da Caixa – São Luiz;
- Conjunto Ivan Bichara – CEHAP;
- Conjunto Luiz Fernandes Cavalcante – IPEP;
- Conjunto dos Motoristas 1, 2 e 3;
- Conjunto Juraci Palhano;
- Conjunto Tiradentes;
- Loteamento Jardim da Mônica;
- Loteamento Manoel Diniz;
- Centro Sul e Alto Sul;
- Comunidade São Judas Tadeu.
A maior parte da população concentra-se no alto antigo.
Nossos desbravadores – Primeiros moradores
Família Tobias, Família Cigano, Professora Severina Filomena de Moura (primeira Diretora da Escola Miramangue e Primeira Diretora da Escola Municipal Dr. Severino Patrício), Seu Bento e os filhos Manoel Bento, Luis Bento e Severino Bento (Família Araújo), Herculano, José Gomes de Lima (Josa da Venda), Francisco Felix (Chico), João Estiva, Severino Marques da Silva (Seu Coquinho) e Dona Carminha (Esposa), João Ribeiro e Dona Corina, Zé do Côco, Dona Regina do Cacimbão, Dona Dora e Dona Ana (rezadeiras), Seu Antonio (da venda) da mesma família de Panco (Severino Justino da Silva.
Colaborador:
José Severino (saza)
Fonte de Pesquisa:
Possidônio
Associação Comunitária